Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

História dos Jogos Paralimpicos!



Os Jogos Paraolimpicos, como era denominado, surgiram em 1948, na Inglaterra, envolvendo veteranos da Segunda Guerra Mundial, com lesão na medula espinhal. O idealizador dessa competição foi o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttman.
Em 1952, na Holanda, holandeses uniram-se aos jogos, nascendo assim o movimento internacional. Desta forma, os jogos no estilo olímpico, para os atletas deficientes foram organizados pela primeira vez em Roma, em 1960, reunindo 400 esportistas, em cadeira de rodas, de 23 países.
Em Toronto, 16 anos depois, foram adicionados na competição outros grupos de pessoas com deficiência. A partir daí, surgiu a ideia de fundir estes diferentes atletas em um grande torneio esportivo internacional. Naquele mesmo ano, 1976, a Suécia organizou os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno. Hoje, os Jogos Paralímpicos são um evento de esporte de alto rendimento para atletas deficientes.
No Brasil, começou a ser praticado, em 1958, no Rio de Janeiro. A primeira participação em uma competição internacional foi nos Jogos Parapanamericanos de Buenos Aires, em 1969. Três anos depois, em 1972, o Brasil esteve representado em sua primeira Paralimpiada, na Alemanha.
Os paratletas que participam dos Jogos são incluídos nas categorias: com deficiências físicas (paralisia cerebral, amputações, distrofia muscular, lesão medular, poliomielite, entre outras) e cegos.

Tiro Esportivo e Futebol de 7
O tiro esportivo estreou nos Jogos Paralímpicos em 1976, em Toronto. No Brasil, o tiro esportivo começou a ser praticado em 1997, no Centro de Reabilitação da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em 2002, o Comitê Paralímpico Brasileiro investiu na modalidade para aumentar o número de praticantes no Brasil. A iniciativa deu resultado já no ano seguinte, e o trio brasileiro formado por Carlos Strub, Cillas Viana e Walter Calixto conquistou uma medalha de bronze na disputa por equipes no Aberto de Apeldoorn, na Holanda.
Em 1978 surgiu o futebol de 7 para paralisados cerebrais. Foi na cidade de Edimburgo, na Escócia, que aconteceram as primeiras partidas. A primeira Paralimpíada em que a modalidade esteve presente foi em Nova Iorque, em 1984. Em Barcelona, no ano de 1992, o Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos e ficou em sexto lugar. Em 2000, Sidney, conquistou o terceiro lugar, ganhando medalha de bronze. Nos Jogos Paralímpicos de Atenas, 2004, o Brasil se superou e garantiu o segundo lugar, a medalha de prata. 

Refs.:
Comitê Paralimpico Brasileiro (www.cpb.org.br);
RUBIO, K. Esporte, educação e valores olímpicos. São Paulo, Casa do Psicólogo 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário