Esporte e Bem Estar

A prática do exercício físico como busca de melhor qualidade de vida tem crescido enormemente nos últimos anos. As demandas da sociedade moderna tem levado os seres humanos a experimentarem stress, depressão, ansiedade e tantos outros distúrbios. A psicologia do exercício tem um papel importante na saúde e no exercício, trabalhando: benefícios psicológicos advindos dele: a diminuição da ansiedade e da depressão, as alterações de estados de humor, a elevação da auto-estima e o aspecto motivacional para a inserção e manutenção no exercício.

Para fazer parte do ambiente da competição de alto nível, o atleta precisa ser um competidor assíduo e dedicado, e para se destacar, deve superar níveis de exigências técnicas, táticas, físicas e psicológicas, para que se possa garantir a plena realização de uma carreira esportiva. Cada vez mais uma partida pode ser definida em detalhes, e o preparo psicológico é fundamental, especialmente, nas fases decisivas dos jogos. Por isso, a importância do psicólogo que vai trabalhar com uma equipe, é entender o que pode acontecer com um atleta sob pressão, já que é muito comum, ele experimentar, mesmo tendo experiência, bloqueio mental, e isso repercutir negativamente em seu desempenho.O profissional de psicologia do esporte, capacitado e habilitado, pode e muito auxiliar a comissão técnica e a equipe, com um trabalho realizado anterior e durante a competição. A competição é um processo dinâmico, com mudanças no estado mental, e isso não é o problema, mas sim quando o atleta não se dá conta, a respeito, e não faz algo para mudar. O atleta que vai se sair bem numa competição de alto nível é aquele que conseguir lidar de forma eficiente e positiva com as adversidades desta!
A metodologia utilizada no meu trabalho é o Método Coaching (Processo de Mudança com foco nas Ações Estratégicas que geram Resultados, Aprendizados e Melhorias – Ciclo da Excelência). Realizo: Coaching de Exercício/ Fitness - melhorar qualidade de vida e saúde; Coaching no Esporte - melhorar desempenho de atletas e equipes; Life Coaching - auxiliar mudanças pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário