quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Autodomínio e o Desenvolvimento dos nossos Potenciais!


Mais um ano começando, período propício para revermos nossas atitudes, valores, crenças e aproveitarmos para mudar, fazer diferente, experimentar situações e relacionamentos através de outra perspectiva. Trabalhar em nós mesmos que sempre é possível melhorar, aperfeiçoar-se. Questionar-se sobre seus objetivos e escolhas: “Será que este caminho que escolhi é realmente o que me faz feliz e me realiza?”;”O que está me impedindo de viver hoje o que eu quero e mereço de bom?”
O primeiro passo para fazermos essa reavaliação e nos organizarmos para a mudança é estar disposta e disponível para tal. O segundo passo pode fazer toda a diferença na forma que vamos conduzir o nosso processo de transformação, que é justamente o tipo de profissional e abordagem que ele trabalha.
Existe a chamada psicologia tradicional, a que defende uma visão da patologia, de que todos são vítimas e alienados, só apresentam emoções negativas. Em contrapartida, há outras abordagens que preconizam que os indivíduos são responsáveis por suas ações e escolhas, que cada um tem seu livre-arbítrio e responsabilidade, e não são as circunstâncias externas as culpadas. Nesta perspectiva, ...” Os seres humanos são freqüentemente movidos pelo futuro em vez de conduzidos pelo passado, e por isso a ciência que avalia e produz expectativas, planejamentos e escolhas conscientes será mais potente que a ciência dos hábitos, das motivações e circunstâncias” (SELIGMAN, 2011, p.119). Essa visão é absolutamente contrária à ciência social e à história da psicologia.
De forma alguma estou criticando o fato de precisamos nos conhecer, a nossa história, o nosso passado, porém, o que vamos fazer com esse saber e como estruturar o nosso viver daqui para frente, considero tão importante quanto.
O autoconhecimento é a porta de entrada para um mundo interno desconhecido, a princípio, no entanto, possibilita exercitar a capacidade de ter nas próprias mãos a chave da responsabilidade pessoal, da escolha em direcionar o comportamento de forma mais consciente e positiva, cabendo a cada um essa permissão, e a mais nada e ninguém. Portanto, cada um possui a disposição para crescer, amadurecer e aprimorar-se, usufruindo assim cada vez mais dos seus talentos e potencialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário