quarta-feira, 6 de março de 2013

Cuidar-se = Vida saudável e Feliz!


O autoquestionamento é importante e faz parte das nossas vidas quando buscamos nos conhecer melhor, crescer, aprender, de quando queremos saber como estamos num determinado momento e aonde queremos chegar. Para tanto, lanço algumas questões para reflexão:
- Como anda sua saúde ultimamente?;
- Quais os cuidados necessários tens tido contigo mesmo? (alimentação saudável, prática de exercícios físicos, boas leituras, bons filmes, meditação, sono tranqüilo e reparador);
- Que tipo de pensamentos e sentimentos tens cultivado? Força, fé, confiança, coragem ou fraqueza, descrença, falta de confiança e covardia?
- Quais as virtudes tens praticado? Aceitação, perdão, caridade, amor, estão entre elas?
As escolhas que estamos fazendo nas nossas vidas, cada vez mais, vão determinar de que lado estamos, se no da saúde ou da doença. No entanto, se a doença nos acometer, o primeiro passo é a resignação, aceitar o que estamos experimentando, aprender com ela, mudar o que for preciso e nos disponibilizar para a autocura. Sim, pois nós seremos responsáveis pela nossa cura. Buscar o tratamento indispensável e obedecê-lo também contribui de forma significativa.
Numa certa ocasião tive a oportunidade de ouvir numa palestra algo interessante sobre a questão e quero compartilhar. Na vida temos dois caminhos: o caminho da doença e o da cura. Entre eles existe a crise (que tem como significado, crescimento). 
No caminho da doença temos: rigidez, medo, estagnação, “normose”, culpa, stress, revolta, tristeza, apego, dúvida, reatividade, falta de foco, falar demais, ciúme, julgamento, vaidade, mentira e orgulho.
No caminho da cura alimentamos: flexibilidade, sonhos, transformação, criatividade-talentos, inocência, aceitação, confiança-esperança, alegria, respeito, paciência, fé, auto-estima, natureza, autoconhecimento, perdão, silêncio, objetividade, simplicidade, verdade, sabedoria e humildade.
O autocuidado, tomar conta de si mesmo, exige manter uma profunda conexão consigo mesmo, amar-se, respeitar-se, trabalhar em direção ao seu propósito de vida, ao que realmente é importante e vale a pena. Esse é o nosso maior investimento e que acaba tendo reflexos no mundo em que vivemos, nas pessoas de nosso convívio, servimos de modelo na busca do melhor de nós mesmos, e neste sentido, sem sombra de dúvidas, a nossa escolha é a do caminho da cura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário