domingo, 14 de abril de 2013

E o que Faltou?..E o que Sobrou?..Final da Superliga Masculina de Voleibol!


Partimos do princípio que para uma equipe chegar às Semifinais e também à uma Final de uma Competição, que ela tenha trabalhado e muito em todos os fatores: físico, técnico, tático e psicológico. Portanto, está capacitada por ter chegado lá!
E quando está na Final e não consegue render no mesmo nível que se dedicou em toda a competição? Quando ela se torna vítima da própria estratégia utilizada e desenvolvida por si mesma contra os adversários? O que faltou então para a equipe do Cruzeiro na Final da Superliga Masculina de Voleibol 2013?
Confiança na sua performance e resultados positivos alcançados até então, não sendo suficientes para se recuperarem dos vários erros cometidos no 2º. Set. E o que mais?...Postura, Atitude Guerreira, de superação das adversidades, afinal, parece que se esqueceram que estavam numa final, no tudo ou nada!
E o que sobrou na equipe do Rio de Janeiro? Justamente o que faltou na adversária, Ousadia, Eficiência, Alegria, Determinação, Confiança, Atitude! Eles conseguiram uma virada espetacular, depois de terem sido arrasados no 1º. Set, perdendo de 25X15.
Seligman (2011) ressalta que os principais determinantes do caráter que interferem no tempo que uma pessoa dedica à tarefa são a autodisciplina e a garra. Este é o princípio subjacente da garra, a forma de autodisciplina que nunca cede. Um esforço muito elevado é causado por uma característica da personalidade: a persistência extrema. Quanto mais garra você tem, mais tempo você despende na tarefa, e todas essas horas não apenas se somam a qualquer habilidade inata que você tenha, elas multiplicam seu progresso rumo ao objetivo.
E mais uma vez, o aspecto psicológico é o grande diferencial numa Fase Final de uma Competição, pois é somente através do equilíbrio e domínio deste, que se torna possível demonstrar a superioridade e confirmar a sua vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário