A
literatura, bem como a experiência, tem comprovado uma gama de benefícios
obtidos através da prática esportiva na infância. Alguns deles mais evidentes
são: o desenvolvimento do autoconceito, da autoestima, das relações sociais e da
autoeficácia. A Psicóloga do Esporte, Marcela Herrera, Mestre em Psicologia do
Esporte e Diretora do Psicoaching, atua há muitos anos em categorias de base,
em diferentes clubes, na cidade de Barcelona/Espanha, e neste post, compartilho
o resultado do conhecimento e da prática desta colega.
- Futebol de Base
O
futebol de base é um esporte diferente do futebol que se vê na televisão, tem
características particulares, como: tamanho da bola, configuração do campo,
número de jogadores. A criança vivencia a prática de forma diferente de um
adulto. As consequências positivas da participação no futebol de base têm mais
a ver com a qualidade das relações sociais, produzidas no contexto esportivo,
do que com a competição por si mesma.
- Triângulo Esportivo
O trabalho na equipe baseia-se em
três elementos: confiança, cooperação e o compromisso. Para conseguir estes
objetivos cada elemento do triângulo esportivo: jogador, treinador e pais;
devem estar alinhados com os desejos das crianças: jogar para divertir-se!
Existem diferentes papéis para o treinador e para os pais. O papel do treinador
é educar através do movimento para melhorar as habilidades psicomotoras e na
dinâmica de grupo maximizar valores de lealdade, companheirismo, justiça,
esforço entre outros. Ensinar também uma série de bases motrizes que a criança
necessita ajustar: salto, corrida, lançamento e finalização. Por outro lado, o
papel dos pais no futebol de base entende-se como educadores através do
comportamento. Estudos apontam que as atitudes e comportamentos dos
espectadores nas competições infantis podem modificar:
-
A autopercepção do jogador: relação entre como vê a si mesmo e a qualidade da
coragem que recebem dos seus pais nos jogos;
-
Os pais influenciam na percepção da informação e na forma de processá-la: o que
é bom e mal, o que é justo e o que não é, a percepção diante do árbitro, diante
dos companheiros das outras equipes.
Uma excessiva pressão por parte dos
pais pode repercutir em respostas emocionais como: ansiedade elevada, dor de
cabeça ou de barriga, náuseas, não querer comer, passar noites ruins,
pensamentos de indecisão e de “Não vou poder”, entre outras respostas
inadequadas a um jogo de crianças que baseia-se num processo, e não num jogo,
silêncio (não falar nada), ataques de ira ou agressividade, não querer assumir
nenhuma responsabilidade, pobre imagem de si mesmo, tristeza e apatia.
-
Benefícios
Psicológicos
O futebol de base concede uma grande quantidade de
benefícios psicológicos, sociais e físicos, tais como:
- Autonomia;
- Resistência à
frustração;
- Alta capacidade
volitiva;
- Estar diante de
desafios;
- Cumprir metas;
- Capacidade de adaptação
a diferentes cenários e mudanças;
- Autoestima;
- Sentimento de
autoeficácia (competência percebida);
- Socialização
(aprendizagem de normas, valores, atitudes que a permitem adaptar-se à
sociedade).
Para obtê-los totalmente é necessário que a criança se
relacione positivamente com o ambiente, e os pais mantenham um controle sobre o
que fazem e dizem no ambiente esportivo = é necessário saber o papel que cabe a
cada integrante do Triângulo Esportivo.
- Motivação
Motivar quer dizer ajudar a criança
a satisfazer suas necessidades, e as necessidades de uma criança no futebol de
base são:
-
Ganhar experiência nova;
-
Ser reconhecido pelo seu esforço;
-
Ter responsabilidades;
-
Jogar;
-
Socializar-se com os demais;
-
Mudança;
-
Viver no presente;
-
Ser compreendido pelos adultos: tem outros problemas, aprendem de forma
distinta e não pensam de forma lógica.
- Significado de Ganhar
O êxito significa fazer o máximo possível para chegar
a ser o melhor possível segundo a própria capacidade. O êxito se define em
termos de compromisso e esforço, e não de vitórias ou campeonatos. Temos
controle sobre o esforço, não sobre o resultado.
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