Côté (2016) levanta a seguinte questão: Quais os elementos comuns nos
programas do esporte juvenil que promovem desempenho, participação continuada e
desenvolvimento pessoal?
O
processo dinâmico de desenvolvimento no esporte juvenil está relacionado ao:
1) Envolvimento pessoal nas atividades: as atividades
diárias do esporte (prática, jogos e a brincadeira);
2) Relacionamentos de qualidade: a interação com os
treinadores, pais e colegas que se envolvem com os jovens no esporte;
3) Cenários apropriados: os ambientes micro e macro em
que as atividades e os relacionamentos estão acontecendo (campo, arena, clube e
cidade);
4) Tempo: mudanças ocorrendo ao longo do tempo. (Bronfenbrenner, 1977; Côté, Strachan, & Fraser-Thomas, 2008)
A
estrutura dos benefícios pessoais para o esporte, ao longo do tempo, compreende
os elementos dinâmicos do envolvimento diário nas atividades, dos
relacionamentos de qualidade e cenário apropriado, que levarão às mudanças nos
indivíduos; tendo como benefícios pessoais: a competência, a confiança, a conexão
e o caráter, obtivendo, desta forma, como resultado os 3 P´s (do inglês "Participation, Performance and Personal Development"): participação,
desempenho e desenvolvimento pessoal.
Os
benefícios pessoais, os 4 C´s dizem respeito a:
1) Competência: visão positiva da sua ação
no esporte, aprendendo um esporte específico, habilidades, competindo e
desempenhando;
2) Confiança: um sentido interno positivo
de autoestima no esporte;
3) Conexão: laços positivos com pessoas e
instituições no esporte;
4) Caráter: respeito pelas regras, integridade
e empatia pelos outros. (Côté, Bruner, Erickson, Strachan, & Fraser-Thomas, 2010; Jelicic, Bobek, Phelps, Lerner, & Lerner, 2008; Lerner, 2004)
O efeito do local de nascimento nos Eua,
Canadá, Reino Unido, Austrália, Finlândia e Suécia relacionado ao aumento de
participação, desempenho e desenvolvimento pessoal:
1- A maior proporção de atletas de elite
vem de pequenas cidades (desempenho);
2- A participação no esporte juvenil é
maior nas cidades pequenas (participação);
3- Os participantes do esporte juvenil das
pequenas cidades, percebem um maior benefício do desenvolvimento
(desenvolvimento pessoal).
O
porque destes resultados em relação ao efeito do lugar de nascimento:
- Cenários com menos pessoas em uma idade
jovem aumenta o envolvimento em papéis diferentes, prazer e esforço pessoal
(Barker, 1978);
- Cenários com menos pessoas fortalecem
o autoconceito através de comparações sociais favoráveis (efeito de dominância
de local, Gardner, Gabriel, & Hochschild, 2002);
- A integração do sistema esportivo com
a família, a escola e a comunidade criam um ambiente de aprendizado positivo (NRCIM,
2002);
- O ambiente natural e construído de
cidades pequenas devem promover atividades lideradas pela juventude;
- A acessibilidade às instalações talvez
seja mais importante do que a qualidade durante a infância;
- Os programas de esporte juvenis em
cidades maiores podem ser super organizados e treinados nos primeiros anos;
- Variabilidade na idade, tamanho e
habilidade dos jogadores em cidades pequenas;
- Os modelos a seguir podem ser mais
influentes em cidades pequenas. (Balish & Côté, 2013; Côté, Turnnidge, & Evans, 2015)
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