quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Benefícios Pessoais no acesso ao Esporte Juvenil!



                          Côté (2016) levanta a seguinte questão: Quais os elementos comuns nos programas do esporte juvenil que promovem desempenho, participação continuada e desenvolvimento pessoal?

                          O processo dinâmico de desenvolvimento no esporte juvenil está relacionado ao:

1) Envolvimento pessoal nas atividades: as atividades diárias do esporte (prática, jogos e a brincadeira);

2) Relacionamentos de qualidade: a interação com os treinadores, pais e colegas que se envolvem com os jovens no esporte;

3) Cenários apropriados: os ambientes micro e macro em que as atividades e os relacionamentos estão acontecendo (campo, arena, clube e cidade);

4) Tempo: mudanças ocorrendo ao longo do tempo. (Bronfenbrenner,         1977;  Côté,  Strachan,       &            Fraser-Thomas,        2008)

                          A estrutura dos benefícios pessoais para o esporte, ao longo do tempo, compreende os elementos dinâmicos do envolvimento diário nas atividades, dos relacionamentos de qualidade e cenário apropriado, que levarão às mudanças nos indivíduos; tendo como benefícios pessoais: a competência, a confiança, a conexão e o caráter, obtivendo, desta forma,  como resultado os 3 P´s (do inglês "Participation, Performance and Personal Development"): participação, desempenho e desenvolvimento pessoal.

                         Os benefícios pessoais, os 4 C´s dizem respeito a:

1)     Competência: visão positiva da sua ação no esporte, aprendendo um esporte específico, habilidades, competindo e desempenhando;

2)     Confiança: um sentido interno positivo de autoestima no esporte;

3)     Conexão: laços positivos com pessoas e instituições no esporte;

4)     Caráter: respeito pelas regras, integridade e empatia pelos outros. (Côté, Bruner,           Erickson,       Strachan,       &         Fraser-Thomas,        2010;  Jelicic,            Bobek,           Phelps, Lerner,         &         Lerner,           2008;  Lerner,           2004)

            O efeito do local de nascimento nos Eua, Canadá, Reino Unido, Austrália, Finlândia e Suécia relacionado ao aumento de participação, desempenho e desenvolvimento pessoal:

1- A maior proporção de atletas de elite vem de pequenas cidades (desempenho);

2- A participação no esporte juvenil é maior nas cidades pequenas (participação);

3- Os participantes do esporte juvenil das pequenas cidades, percebem um maior benefício do desenvolvimento (desenvolvimento pessoal).

            O porque destes resultados em relação ao efeito do lugar de nascimento:

- Cenários com menos pessoas em uma idade jovem aumenta o envolvimento em papéis diferentes, prazer e esforço pessoal (Barker, 1978);

- Cenários com menos pessoas fortalecem o autoconceito através de comparações sociais favoráveis (efeito de dominância de local, Gardner,      Gabriel,          &         Hochschild,    2002);

- A integração do sistema esportivo com a família, a escola e a comunidade criam um ambiente de aprendizado positivo (NRCIM, 2002);

- O ambiente natural e construído de cidades pequenas devem promover atividades lideradas pela juventude;

- A acessibilidade às instalações talvez seja mais importante do que a qualidade durante a infância;

- Os programas de esporte juvenis em cidades maiores podem ser super organizados e treinados nos primeiros anos;

- Variabilidade na idade, tamanho e habilidade dos jogadores em cidades pequenas;

- Os modelos a seguir podem ser mais influentes em cidades pequenas. (Balish   &         Côté,  2013;            Côté,  Turnnidge,     &         Evans, 2015)                       


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