quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A participação no esporte infantil!

A maioria das crianças que  participa de esporte, chega ao máximo para sua prática, por volta dos 12 anos. A pesquisa em psicologia do desenvolvimento, aborda que nessa idade e a anterior a ela, estão os períodos críticos,  e as consequências em sua auto-estima e desenvolvimento social. O esporte pode ter efeitos para toda a vida sobre a personalidade e o desenvolvimento psicológico de crianças. Um estudo realizado com 8 mil crianças (49% - meninos, 51% - meninas) classificou em importância algumas possíveis razões para participação no esporte:
 - A maioria para divertir-se;
- Outras: fazer algo que são boas; melhorar habilidades, fazer exercício e ficar em forma, estar com amigos, fazer novas amizades e competir. 
Portanto, a tarefa crucial de líderes e técnicos é aumentar a autopercepção de capacidade das crianças, por exemplo, ensinando-as a avaliarem seus desempenhos por seus próprios padrões de melhora e não por resultados de competições (vitórias ou derrotas)!

Um comentário:

  1. poxa parabens gostei muito!!! queria saber se poderia me mandar ai alguns artigos desta relevancia pois será tema da minha monografia obrigado!!! grato.

    claudio_marques_9@hotmail.com

    ResponderExcluir