terça-feira, 21 de junho de 2011

A Relação entre a Psicologia Esportiva e o Basquetebol!

O basquetebol, por ser uma atividade bastante dinâmica, com demandas específicas em relação ao tempo de realização de algumas ações e que proporciona o contato constante entre os atletas, exige deles um alto desenvolvimento de capacidades e habilidades (no planos físicos, técnicos e táticos), fortalecendo ainda mais a importância do equilíbrio emocional e cognitivo do praticante.
Assim como em outras modalidades esportivas, o basquetebol exige grande concentração, domínio sobre situações causadoras de stress e controle da ansiedade, elevados níveis de motivação, definição real de objetivos e conhecimento das diferentes nuances do jogo (regras, estratégias e variações táticas), além da percepção que o atleta tem de suas próprias condições. É preciso que o jogador esteja com a máxima atenção voltada para a tarefa, obtenha o controle de suas emoções e confie na sua capacidade de realizá-la. O atleta deve ter autocontrole e não ser levado por suas emoções quando for necessário tomar decisões.

3 comentários:

  1. Muito legal seu Post professora Silvia! Fico muito feliz que esses dois temas fascinantes no qual tenho estudado e acompanhado ainda continuem em voga. Existe algum grupo de estudo específico para esse tema PE + basquetebol desenvolvido por você junto com o professor Dante de Rose?Algum outro autor tem estudado especificamente esse tema?Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Oi Helder, no momento eu desconheço se existe um grupo de estudo específico sobre psicologia do esporte e basquetebol. Eu o prof. Dante fazíamos parte de um grupo na Usp, mas se desfez em 2005. Eu vou postar um resumo do meu estudo de doutorado, senão podes consultar também as teses online da Usp, a minha se encontra por lá, ok?!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professora Silvia. Fico feliz com essas divulgações. Pelo site banco de teses da USP tive acesso a sua tese a do professor Dante. Essas iniciativas são importantes para que o conhecimento se amplie e seja cada vez mais aplicado. Afinal esse é o fim da PE. Parabéns pelo trabalho nesse sentido. Serei eterno admirador de vocês.

    ResponderExcluir