quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Detecção de Tipos Psicológicos e avaliação de Estados de Humor em Triatletas!

Ana Maria Capitanio
Sílvia Regina Deschamps/GEPPE/USP

Este estudo teve como objetivos: detectar os tipos psicológicos e avaliar triatletas referentes a estados de humor. A amostra foi composta de dois triatletas e foram utilizados os seguintes instrumentos: POMS, QUATI e Entrevista semi-estruturada. Os resultados encontrados foram:
 Atleta 1: 
POMS: tensão (8,5), depressão (0), raiva (2,5), fadiga (0,5), confusão (0,5) e o vigor (24,5);  QUATI: Intuição extrovertida com sentimento;
Entrevista: o objetivo em ambas as provas era ficar entre os 10 primeiros, chegou em 11º .(nas duas). Sentía-se bem um dia antes da 1ª prova e no dia, obteve o seu melhor tempo. Na 2ª. prova considerou-se bem centrado, estava bem fisicamente e também durante os treinos, sentiu receio por não conhecer o percurso.
Atleta 2:
POMS: tensão (12,5), depressão (0,5), raiva (2), fadiga (0), confusão (3), tensão (11), confusão (1) e o vigor (18,5);
QUATI: Sensação extrovertida com sentimento;
Entrevista: o objetivo em ambas as provas era ficar entre os 10 primeiros, chegando em 10º. e na segunda em 15º. Sentiu-se tranqüilo um dia antes da 1ª. prova, e no dia estava um pouco mais nervoso na hora da largada. Obteve boa colocação, atingindo o objetivo. Um dia antes da 2ª. prova, estava mais agitado não sentía-se confiante porque não conhecia o percurso e preocupava-se com a subida, não desempenhou bem nos treinos anteriores, teve alteração do tempo para pior.

Para os tipos psicológicos e os estados de humor levantados neste estudo, é importante a tomada de consciência do atleta destes aspectos psicológicos, para a partir disto, poder modificá-los (descobrir suas potencialidades e fraquezas), tanto para o seu benefício pessoal como para o seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário