quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Poder da Auto-estima para uma Vida Saudável!

Durante toda a caminhada do ser humano pela vida é possível detectar experiências que vão proporcioná-lo a formação do conceito do “eu”, a partir destas surgem as questões como: “quem sou eu?”; “o que esperam de mim?”; “para onde eu vou?”
Existem muitas controvérsias quanto às origens da auto-estima, mas num ponto vários autores concordam, a construção das crenças de si mesmo tem forte influência do ambiente social no qual o indivíduo se desenvolve. E de forma geral, se ele tem uma clareza de autoconceito, e sendo este positivo, conseqüentemente, apresentará auto-estima positiva.
O ponto de partida com relação ao processo da vida, e conjuntamente, a auto-estima, é a consciência. À medida que o indivíduo assume o poder de escolher seus pensamentos e sentimentos é o momento dele rever se é e experimenta o que realmente deseja ou é fruto das expectativas e anseios dos outros. Essa redescoberta interior é muito importante podendo levar à mudanças significativas no sentido existencial de cada um.
Para o entendimento da auto-estima de cada ser humano é preciso partir do autoconhecimento, do estar ciente da imagem criada de si mesmo. E o passo seguinte seria fazer uma reflexão a respeito do que se quer modificar desta auto-imagem, se ela apresenta componentes negativos, já que ela é crucial para a transformação de reações diante da vida e a possibilidade de autovalorização humana.
A auto-estima individual está intimamente relacionada às nossas escolhas, sua construção e desenvolvimento depende do como estamos nos relacionando conosco, se nutrimos pensamentos e sentimentos positivos ao nosso respeito, se independente do que temos ou fazemos nos consideramos alguém que vale a pena e que merece respeito, amor e sucesso.
Se um indivíduo cresceu num ambiente no qual não aprendeu a confiar em si mesmo e nas suas capacidades, reconhecendo assim seus resultados, ele possui uma avaliação de si próprio muito medíocre e qualquer julgamento externo, aliado ao seu, é capaz de causar danos sérios, talvez até irreparáveis nessa pessoa, e por mais que tenha talento ou habilidade em alguma área, ela ficará com a sensação de que sempre poderia ter sido melhor, que nunca é suficientemente boa, e nesse caso, a auto-estima fica prejudicada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário