terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sono X Insônia ou privação de Sono!

Na correria da vida moderna, cheia de afazeres e obrigações, aliada a velhas (televisão) e novas tecnologias (computadores, ipads, iphones, ipods, etc..) o sono passou a ser uma perda de tempo ou algo sem tanta importância para a saúde do ser humano. Quem não dá valor a uma boa qualidade e tempo de sono, esquece que o nosso organismo precisa e gosta de homeostase (estabilidade) adquirida, por exemplo, através de um sono regular e regrado. Podemos ter também consequências mais sérias como a privação do nosso sistema imune. Doenças como depressão, ansiedade e Mal de Alzheimer são causas comuns de queixas dos insones.
Estudos recentes feitos pelo Instituto do Sono apontam dados preocupantes sobre o assunto:
- 13,4% da população de São Paulo tem insônia (esse percentual é da faixa etária de 20 a 40 anos, dos 40 aos 60 anos sobe para 15%);
- 17,8% são mulheres e 8,7% são homens;
- 45% são pessoas que se queixam de um sono ruim;
- Indivíduos com menos tempo de sono em ondas lentas tem maior índice de massa corporal, são mais gordas.
A chamada insônia síndrome é aquela que compromete o dia a dia da pessoa, aumenta a tensão e irritabilidade, perda de concentração, lapsos de memória e alterações cognitivas. O que pode vir a ocorrer são os cochilos, em consequência da ausência do sono reparador ou distúrbios do sono, podendo levar inclusive a acidentes de trânsito, entre 27 e 32% deles tem essa causa.
E  para completar algumas pessoas utilizam-se de subterfúgios como o cigarro e a bebida alcoólica para relaxar e acabam obtendo um efeito contrário.
Combinar o exercício físico regular, com uma dieta leve (em especial à noite) e equilibrada a uma boa noite de sono (pelo menos 8 horas) contribuirão para um estilo de vida saudável e merecido para todos que apostam no respeito ao corpo e na sua ótima saúde física e mental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário