terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Melhora de Performance de um Atleta ou Equipe!


Na maioria das vezes, o que faz um atleta (equipe) falhar, ir mal ou ter um desempenho aquém do esperado é não estar bem psicologicamente.  Quando está desmotivado, ao perder a concentração, apresentando descontrole emocional, são alguns exemplos. Portanto, não adianta reforçar os treinos técnicos, táticos e físicos, é preciso trabalhar as habilidades mentais, através do treinamento psicológico (aspectos emocionais e cognitivos) que tem reflexo na performance, e conseqüentemente, nos resultados.
As habilidades psicológicas mais comumente trabalhadas são: concentração, motivação, auto-estima, stress e/ou ansiedade, autoconfiança, estabelecimento de objetivos, estratégias de rotinas e competitividade. Por meio do treinamento destas, será possível obter: um planejamento estratégico, um aumento de performance e melhores resultados, gerenciar momentos de crise e orientação no período de transição de carreira.
Muitos técnicos já consideram que o esporte é 50% mental e emocional, e em especial, luta, golfe, ginástica e tênis, são avaliados como 80 a 90% mentais. Por esta razão, muitos atletas e equipes já têm aumentado o tempo dedicado ao aperfeiçoamento dos aspectos psicológicos na sua rotina de treinamentos e competições.
A intervenção psicológica no esporte é fundamental e promove uma melhora efetiva no desempenho de atletas e equipes, deve ser de forma contínua e individualizada, mesmo quando se faz parte de um time, neste caso, alternando trabalhos em grupo e individual. É essencial o psicólogo esportivo utilizar técnicas e estratégias de fácil compreensão e assimilação, podendo o esportista utilizá-la, posteriomente, mesmo fora das sessões de treinamento. A possibilidade de levar consigo, para sua vida, toda a experiência e aprendizado adquiridos, vai ser um diferencial durante a sua carreira esportiva, e depois, ao seu final e futuro redirecionamento profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário