quarta-feira, 2 de abril de 2014

Para Que Realizar o Treinamento Psicológico?

“A preparação psicológica de uma equipe esportiva é parte do processo e deve ser incluída no planejamento, assim como se incluem treinos de arremessos, chutes ou toques. Não deve ser considerada como algo a ser utilizado apenas emergencialmente” (BIZZOCCHI, 2006, p. 108).
Essa importante afirmativa aponta para a necessidade de se considerar o treinamento psicológico como algo essencial para a manutenção do atleta em um nível adequado de excelência esportiva, principalmente pelo fato de que, estando em alto nível, as pressões serão constantes e a necessidade de se obter bons resultados (de preferência a vitória) será sempre encarada como o principal objetivo do atleta ou da equipe.
Segundo NITSCH[1](1985, citado por BECKER JÚNIOR & SAMULSKI 1998), o treinamento psicológico tem como meta a modificação dos processos e estados psíquicos. Esse treinamento deve ser baseado em princípios como a característica voluntária (o atleta deve reconhecer a necessidade de se submeter a ele), a informação dos objetivos, métodos e possíveis efeitos de sua aplicação, e utilização de métodos cientificamente comprovados. O treinamento psicológico deve contribuir para o desenvolvimento da personalidade, bem-estar, saúde, autodeterminação e responsabilidade social do atleta.
O treinamento psicológico que pode acontecer a partir de diversas formas de intervenção e métodos, aborda os diferentes aspectos psicológicos envolvidos em um processo competitivo, como: ansiedade, stress, medo, coesão grupal, liderança, definição de objetivos, motivação, metas de realização, personalidade, estados de humor, entre outros.



 2NITSCH, J.R. Psychoregulatives training im leistungssport. In GABLER, H. et al. (eds), Psychologie, Diagnostik und Beratungim Leistungssport. Frankfurt: Deutscher Aportbund, 145-174, 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário