domingo, 29 de junho de 2014

Brasil X Chile – Oitavas de Final/Copa do Mundo/Brasil 2014!

        O jogo do Brasil contra o Chile foi mesmo de testar o coração! A equipe brasileira começou melhor, fez o gol aos 18 min iniciais, o que ajudou a dar mais tranquilidade e confiança, já que tinha o domínio do jogo. Depois de um erro do jogador Hulk o Chile empata, logo vem o intervalo, e na volta do 2º. tempo o Chile passa a dominar o jogo, cresce e vem para cima.
O pênalti e o gol não marcado do Hulk foram tornando a partida ainda mais dramática, não é à toa mesmo que a arbitragem é um dos fatores de stress mais preponderantes no esporte. A seleção não conseguia desempenhar o seu melhor, o craque Neymar, insistia na tática utilizada nos outros jogos de receber a bola e segurá-la, tentando partir para definição, porém, com 3 marcadores em cima dele, nem Garrincha conseguiria!
O medo de perder, a falta de autocontrole emocional e mental, permitiu que os jogadores ficassem apáticos, paralisados e não conseguiam encontrar uma solução (alternativas) para os problemas que estavam enfrentando na partida. A tensão estava em alta e haja pressão, ocorreu justamente o que comentei no último post, não admitiram experimentar a intensidade da pressão sofrida pela situação de jogar em casa, e o resultado foi não saber ter lidado de forma eficiente com ela!
Normalmente, em Campeonatos Mundiais e Olimpíadas, as fases semifinais e finais são as de maior stress e se não tiver trabalhado as competências psicológicas anteriormente, vai ficar evidente o tipo de comportamento apresentado pelos atletas. Agora daqui para frente vai ser cada vez maior a pressão, vai ser o embate entre o sonho realizado e a possibilidade do fracasso eminente. Resta saber, se os jogadores da equipe brasileira irão buscar recursos internos, para trabalharem em si mesmos, os aspectos psicológicos essenciais nestes momentos: autocontrole mental e emocional, confiança, superação de desafios, motivação e atitude mental positiva!
Os nomes do jogo foram: Júlio César (com as belas defesas realizadas na cobrança dos pênaltis) e o Hulk (pelas oportunidades de gol criadas). Avante Brasil!!
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário