Aulas de música estruturadas melhoram
significativamente as habilidades cognitivas das crianças, incluindo:
raciocínio baseado em linguagem, memória de curto prazo, planejamento e
inibição – que levam a um melhor desempenho acadêmico. Publicado em Frontiers in Neuroscience, a pesquisa é
o primeiro estudo longitudinal em larga escala a ser adaptado ao currículo
escolar regular. Aulas de artes visuais também foram encontradas para melhorar
consideravelmente a memória visual e espacial das crianças.
Os
pesquisadores conduziram o estudo com 147 crianças em várias escolas
holandesas, usando um método musical estruturado desenvolvido pelo Ministério
de Pesquisa e Educação na Holanda, juntamente com um centro especializado em
educação artística. Todas as escolas seguiram o currículo regular da escola
primária, com algumas oferecendo aulas suplementares de música ou artes
visuais. Nestas, as crianças receberam aulas teóricas e práticas. Após dois
anos e meio, o desempenho acadêmico das crianças foi avaliado, assim como
várias habilidades cognitivas, incluindo habilidades de planejamento, inibição
e memória. Os pesquisadores descobriram que as crianças que receberam aulas de
música tiveram melhorias cognitivas significativas em comparação com todas as
outras crianças no estudo. As aulas de artes visuais também mostraram um
benefício: dessas classes melhoraram significativamente a memória de curto
prazo visual e espacial em comparação com os alunos que não receberam nenhuma
lição suplementar. Segundo do Dr. Jaschke, as crianças que receberam aulas de
música mostraram um melhor raciocínio baseado em linguagem e a capacidade de
planejar, organizar e concluir tarefas, bem como melhorar o desempenho
acadêmico. Isso sugere que as habilidades cognitivas desenvolvidas durante as
aulas de música podem influenciar as habilidades cognitivas das crianças em
disciplinas completamente diferentes, levando a um melhor desempenho acadêmico
geral.
Os
pesquisadores esperam que o seu trabalho contribua para destacar a importância
da música e das artes na cultura humana e no desenvolvimento cognitivo. Ambas
as aulas de música e arte devem ser aplicadas em todas as escolas primárias
holandesas até o ano de 2020, diz o Dr. Jaschke. Mas considerando os nossos
resultados, esperamos que este estudo apóie os desenvolvimentos politicos para
reintegrar a educação musical e artística nas escolas de todo o mundo!
Que
maravilha poder conhecer um estudo que comprova a relevância da música e da arte
a serviço da educação!! Que diferencial teriam as nossas escolas, se
proporcionassem essas aulas suplementares aos seus alunos, ainda mais num país
como nosso, com tantos talentos nestas duas áreas. Que esse estímulo cada vez
mais seja a regra e não a exceção!!
Artur C. Jaschke, Henkjan Honing, Erik
J. A. Scherder. Longitudinal Analysis of Music Education on Executive
Functions in Primary School Children. Frontiers
in Neuroscience, 2018; 12 DOI: 10.3389/fnins.2018.00103
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