sexta-feira, 27 de abril de 2018

Lições de Música melhoram as Habilidades Cognitivas e o Desempenho Acadêmico de Crianças!



              Aulas de música estruturadas melhoram significativamente as habilidades cognitivas das crianças, incluindo: raciocínio baseado em linguagem, memória de curto prazo, planejamento e inibição – que levam a um melhor desempenho acadêmico. Publicado em Frontiers in Neuroscience, a pesquisa é o primeiro estudo longitudinal em larga escala a ser adaptado ao currículo escolar regular. Aulas de artes visuais também foram encontradas para melhorar consideravelmente a memória visual e espacial das crianças.
            Os pesquisadores conduziram o estudo com 147 crianças em várias escolas holandesas, usando um método musical estruturado desenvolvido pelo Ministério de Pesquisa e Educação na Holanda, juntamente com um centro especializado em educação artística. Todas as escolas seguiram o currículo regular da escola primária, com algumas oferecendo aulas suplementares de música ou artes visuais. Nestas, as crianças receberam aulas teóricas e práticas. Após dois anos e meio, o desempenho acadêmico das crianças foi avaliado, assim como várias habilidades cognitivas, incluindo habilidades de planejamento, inibição e memória. Os pesquisadores descobriram que as crianças que receberam aulas de música tiveram melhorias cognitivas significativas em comparação com todas as outras crianças no estudo. As aulas de artes visuais também mostraram um benefício: dessas classes melhoraram significativamente a memória de curto prazo visual e espacial em comparação com os alunos que não receberam nenhuma lição suplementar. Segundo do Dr. Jaschke, as crianças que receberam aulas de música mostraram um melhor raciocínio baseado em linguagem e a capacidade de planejar, organizar e concluir tarefas, bem como melhorar o desempenho acadêmico. Isso sugere que as habilidades cognitivas desenvolvidas durante as aulas de música podem influenciar as habilidades cognitivas das crianças em disciplinas completamente diferentes, levando a um melhor desempenho acadêmico geral.
              Os pesquisadores esperam que o seu trabalho contribua para destacar a importância da música e das artes na cultura humana e no desenvolvimento cognitivo. Ambas as aulas de música e arte devem ser aplicadas em todas as escolas primárias holandesas até o ano de 2020, diz o Dr. Jaschke. Mas considerando os nossos resultados, esperamos que este estudo apóie os desenvolvimentos politicos para reintegrar a educação musical e artística nas escolas de todo o mundo!
                Que maravilha poder conhecer um estudo que comprova a relevância da música e da arte a serviço da educação!! Que diferencial teriam as nossas escolas, se proporcionassem essas aulas suplementares aos seus alunos, ainda mais num país como nosso, com tantos talentos nestas duas áreas. Que esse estímulo cada vez mais seja a regra e não a exceção!!

Artur C. Jaschke, Henkjan Honing, Erik J. A. Scherder. Longitudinal Analysis of Music Education on Executive Functions in Primary School Children. Frontiers in Neuroscience, 2018; 12 DOI: 10.3389/fnins.2018.00103

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