segunda-feira, 28 de maio de 2018

Mentalidade de Campeão no Esporte!


          De acordo com Dweck (2016) as pessoas possuem dois tipos de mindset (mentalidade ou padrão mental), o fixo e o de crescimento. Os de mindset fixo apresentam as seguintes características:

- Realizações limitadas e a mente com pensamentos perturbadores; dão mais valor aos dotes naturais do que as capacidades adquiridas;

- Consideram desagradável o esforço, levando-os a estratégias de aprendizado inferiores;

- Transformam as outras pessoas em juízes, ao invés de aliados;

- Não pedem ajuda e nem analisam suas deficiências, consideram uma confissão de fraqueza; nem procuram livrar-se delas por conselhos ou pelo treinamento, não sabem lidar com fracasso.

            Os de mindset de crescimento tem o seguinte perfil:

- As capacidades se desenvolvem porque além de terem aliados para o aprendizado, possuem concentração, esforço total e muitas estratégias;

- Sabem lidar bem com reveses, pois estes indicam-lhes estratégias boas e as levam a agir em seu próprio interesse;

- Reverenciam o esforço individual e o autoaprimoramento;

- Possuem caráter, pois a origem deste é o mindset.

Um exemplo deste tipo, foi o tenista Pete Sampras. Em 2000, em Wimbledon ele tentou seu 13º. título no Grand Slam de tênis. Se vencesse, quebraria o recorde de 12 vitórias nos principais torneios. Ele havia chegado à final, sem ter jogado bem, e não estava muito otimista em jogar contra o jovem e poderoso Patrick Rafter. Sampras perdeu o 1º. set e estava prestes a perder o 2º. No tiebrake o placar era 4 a 1 contra ele. Admitiu: “Senti que a vitória estava escapando. Quando há uma possibilidade de virar o jogo, você pensa nas partidas anteriores nas quais perdeu o 1º. set...mas reagiu e venceu os três seguintes. Há tempo. A gente reflete sobre as experiências passadas, sobre a capacidade de reagir. ” Sampras ganhou cinco pontos seguidos, e depois isso aconteceu mais duas vezes. Tinha vencido o 2º. set e ainda estava no jogo. William Rhoden relatou: “Sampras demonstrou todas as qualidades dos heróis: a perda do 1º. set, a vulnerabilidade da derrota iminente e, depois a reação e o triunfo final.”

Essa é a grande marca do campeão, buscar no fundo de si mesmo aquilo que é preciso encontrar quando ele mais necessita. A capacidade de vencer quando as coisas não vão muito bem, quando você não está jogando bem, e suas emoções não são as que deveriam ser. Superação e resiliência são qualidades que traduzem bem essa marca. O campeão é capaz de elevar o nível do jogo dele, nos momentos em que a vitória se afasta, consegue de repente reagir, e ficar três vezes mais potente.

No mundo dos esportes, a relação estabelecida entre e a prática e o aperfeiçoamento, entre a mente e o desempenho são colocados à prova constantemente. Os treinos simulados, durante os períodos de treinamento, procuram aproximar, o máximo possível, o timing (prontidão) da competição, buscando diminuir a distância do que é trabalhado nos treinamentos e da hora “H” competitiva.

O que faz os grandes atletas são: o caráter, o coração e a mentalidade de campeão. É isso que surge do mindset de crescimento com foco no desenvolvimento (evolução), automotivação (energia e direcionamento) e responsabilidade (disciplina, compartilhar o que tem de melhor). Os atletas com este perfil encontram o sucesso no aprendizado e no aperfeiçoamento, e não apenas na vitória. Tem claro que quanto mais fizerem isso, mais recompensas os esportes trarão, para eles mesmos e para os seus companheiros, quando fazem parte de uma equipe.


Fonte: Dweck, C.S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Schwarscz. Rio de Janeiro, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário