quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sequestro Neural: o mecanismo que explica o "perder a cabeça"!

 O nosso cérebro tem uma capacidade incrível, é um dos maiores recursos de que dispomos, e muitas vezes, não utilizamos todo o potencial que ele  nos oferece. O nosso cérebro pensante, chamado de neocórtex, se desenvolve a partir das nossas emoções e esse fato revela a relação direta e essencial que existe entre pensamento e sentimento. Desta forma, é possivel compreender quando experimentamos as explosões emocionais, que nada mais são do que o mecanismo do "sequestro neural". Foi justamente o que ocorreu com o jogador Zidane na Copa do Mundo na Alemanha em 2006, quando ele deu aquela cabeçada no jogador italiano Materazzi, literalmente perdeu a cabeça, viveu um momento de sequestro neural, no qual ele primeiro reagiu à provocação e depois pensou sobre o que fez. Apesar da liderança exercida, de grandes jogadas e passes decisivos, o atleta encerrou sua carreira com uma atitude de indisciplina.
 Algo semelhante aconteceu com o jogador de futsal do Santos, Falcão, no 1o. jogo da final da Liga ontem, ficou nervoso com a arbitragem, perdeu o equilíbrio emocional e a cabeça, fez gestos e depois agrediu o árbitro. Ao invés do jogo ser lembrado por ter sido uma disputa incrível, o que fica marcada é a explosão do atleta, que estará fora da próxima final, perdendo o clube, o time  e o próprio. A arbitragem ser prejudicial a você ou a sua equipe, é um dos fatores de stress mais citados por jogadores em esportes coletivos e provoca a saída do desportista do jogo, tira o foco dele do que precisa fazer na partida, mesmo ele tendo larga experiência.
 Controlar as emoções é tão importante quanto acertar os fundamentos, fazer gols, belas assistências e dribles.  Quem não desenvolve e/ou trabalha o autocontrole, acaba ficando refém das próprias emoções, pois elas prejudicam o pensamento, o discernimento e interferem no comportamento, levando a decisões precipitadas. Isso tudo favorece o adversário e o trabalho deles também.
 Através do treinamento psicológico é possível buscar soluções para uma mudança futura, aprimorar a capacidade de enfrentar as adversidades, analisar e determinar o que pode ser feito para melhorar e como fazê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário