terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Exigências da Competição de Alto Nível!

A competição de alto nível apresenta características peculiares, e mesmo que o atleta tenha participado das categorias de base, ele não tem a garantia de atingir o esporte profissional, e, se chegar lá, de conseguir se manter. Muitos atletas, quando fazem a passagem da categoria juvenil para a adulta, tem muita dificuldade em assimilar as cobranças dos diferentes atores que participam do processo (inclui-se, aqui, comissão técnica, patrocinadores, dirigentes, mídia). Ao mesmo tempo, existe uma motivação muito forte em se dedicar à rotina de treinamento, fazendo-o superar os seus limites ao máximo para se destacar o mais rapidamente possível.
Muitos técnicos acreditam que o sucesso de um atleta depende de quatro fatores: habilidade motora; treinamento físico; treinamento mental; desejo ou energia. As percentagens destes quatro fatores devem variar de atleta para atleta e até com o mesmo atleta de jogo para jogo. Muitos psicólogos dizem que é o desejo, a paixão e a ambição que separa os maiores realizadores do resto dos competidores, até de outros com igual ou mais talento (CLARKSON, 1999).
THOMAS TUTKO[1] (citado por CLARKSON, 1999) declara que os atletas de elite querem investir em vencer. Esta direção pode ser um instrumento deles e que é proveitoso para os jogos, para o treino difícil, planejamento e criação de metas para si mesmos. Isto pode até melhorar sua maturidade e permitir que aceitem a responsabilidade quando alguma coisa dá errada. E isto pode dar a eles uma humildade que permite a aprenderem com seus próprios erros.
Para um atleta participar do ambiente esportivo, e nesse nível, realmente requer dele muita determinação (força interior capaz de levar alguém a afirmar com convicção o seu objetivo), dedicação (capacidade de se entregar a realização de um objetivo), disciplina (capacidade de seguir um método que funcione, de aprender) e desprendimento (capacidade de abandonar o que não está funcionando para aprender o novo, para conseguir um resultado melhor), os simples e eficientes 4 D´s que costumo trabalhar com eles!


[1] Fonte não citada pelo autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário