quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Melhora do Bem-estar através dos Exercícios Físicos na Meia Idade!

A meia idade está relacionada a fase compreendida entre os 40 e 60 anos. Nesta etapa da vida, as pessoas tendem a ser mais introspectivas e reflexivas, as atitudes costumam ser mais sóbrias e serenas. A personalidade está mais consistente e há uma preocupação com os filhos adolescentes e também com os pais. Os homens tem uma apreensão maior com as doenças e a morte, apresentando declínio dos níveis do hormônio masculino andrógeno (experimentando a andropausa) e a queda da força física e psicológica.
As mulheres tem as mesmas inquietações que os homens, acrescidas do medo da viuvez e o lamento da perda da juventude e da beleza, apresentando a diminuição dos hormônios femininos estrógeno e progesterona (experimentando a menopausa). Existe uma preocupação comum, tanto nos homens quanto nas mulheres, que é manter a saúde e a aparência jovem.  As estratégias utilizadas para amenizar a passagem do tempo são as mais variadas: tomar vitaminas, fazer dieta, pintar os cabelos, o uso de cosméticos e os exercícios físicos. Se a pessoa optou por um  estilo de vida mais saudável até então,  vai ser mais fácil e determinante chegar nessa fase, e consequentemente, na velhice, com mais saúde. Caso contrário, vai exigir dela um esforço maior e vontade de mudar, incorporando no seu cotidiano a prática dos exercícios físicos (contribuindo para a sua capacidade funcional) e uma dieta balanceada e saudável.
Alguns estudos tem revelado dados interessantes a respeito das mudanças ocorridas na meia idade, são elas:
- Melhora das condições neurais (apesar de haver perdas de memória em relação a nomes e datas, as redes neurais constroem ao longo da vida novos padrões de ligações, como camadas entrelaçadas permitindo melhores análises e avaliações complexas, sem decisões precipitadas);
- O discernimento maduro em função da experiência permite um melhor controle afetivo, destreza mental e decisões financeiras tomadas com mais competência;
- Melhor visão panorâmica das situações pelo desenvolvimento dos dois hemisférios;
- A auto-imagem positiva que a pessoa traz consigo também contribui para essas melhoras.
A prática regular de exercícios físicos contribui significativamente para a melhora do bem-estar físico e psicológico nesse período da vida através dos seus inúmeros benefícios, dentre eles: o aumento: da estabilidade emocional, da positividade, do autocontrole, da memória, da imagem corporal  positiva, da confiança, do funcionamento intelectual e muitos outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário