quinta-feira, 1 de março de 2012

A Periodização do Treinamento e Fatores Relacionados!

    A periodização excelente inexiste para cada modalidade esportiva, assim como o tempo ideal para um aumento do nível de treinamento e da forma atlética. Alguns fatores, como as capacidades psicofisiológicas, características individuais, a dieta e a recuperação aumentam ainda mais essas dificuldades. Um modelo de treinamento pode ser concebido e, através da observação de anos anteriores, ser melhorado, com isso facilitando, cada vez mais, seu planejamento (BOMPA, 2002).
   Uma boa qualidade do sono pode contribuir e muito para a recuperação de treinamentos fortes do atleta. É através dele que é possível recuperar as energias gastas no dia-a-dia. O nosso organismo produz a melatonina, que tem como função principal regular o sono e isto começa a acontecer à medida que fechamos os olhos para dormir. Nesse período é secretado um outro hormônio chamado HGH que é o hormônio que estimula o crescimento e a recuperação muscular, aumenta a densidade óssea e a queima de gordura, contribuindo para uma boa recuperação dos treinos. Quando se dorme mal pode ser experimentado mau humor, irritabilidade e fadiga, ainda mais no caso do atleta pelo desgaste físico e mental que vivencia.
   Parece haver, entre os autores, uma concordância quanto ao inter-relacionamento dos aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos, sendo nítida a relevância do trabalho interdisciplinar num programa de treinamento considerado estruturado. Apesar das evidências, tanto científicas como práticas, da importância desta estruturação, muitas equipes ainda não trabalham com um programa de treinamento planejado e organizado, levando em consideração todos estes aspectos.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário