sexta-feira, 9 de março de 2012

Descobertas dos Efeitos da Corrida em Indivíduos com Depressão Moderada!

Trivedi, pesquisador sobre Transtornos de Humor da Universidade de Southwestern, do Texas, confirmou que correr três vezes por semana é tão eficaz quanto os antidepressivos. O estudo foi realizado durante 3 anos, com 80 pessoas, de 20 a 45 anos, que apresentavam sintomas moderados de depressão. Os sujeitos foram divididos em quatro grupos distintos que realizavam os exercícios de acordo com diferentes intensidades. Os resultados apontaram que:
- Indivíduos que praticavam exercícios aeróbicos moderados ou intensos – 30 minutos – de 3 a 5 dias na semana – experimentaram uma redução de 47% dos seus sintomas depressivos após 12 semanas;
- Nos participantes que realizaram atividade física de menor intensidade – 3 dias na semana – os sintomas diminuíram 30%;
- E ainda aqueles que realizaram exercícios de flexibilidade, durante 15-20 minutos, a porcentagem foi de 29%.
Esta resposta considerada positiva através da prática regular de exercícios físicos, segundo os estudiosos, é comparável aos resultados obtidos ao tratamento medicamentoso (uso de antidepressivos) ou mesmo à terapia do comportamento cognitivo.
A pesquisa citada acima corrobora outros estudos que encontraram resultados semelhantes, no que diz respeito à diminuição da depressão como um dos benefícios psicológicos obtidos com a prática de exercícios físicos.
Infelizmente, muitas pessoas, por preconceito ou por receio de serem estigmatizadas não procuram ajuda e/ou tratamento. Por isso, ter como aliado e complemento um hábito de vida saudável, como o exercício físico, assim como a psicoterapia, e se no caso, é realmente diagnosticada como depressão moderada, poder não precisar fazer uso de medicamentos que tem efeitos colaterais é uma vantagem considerável para a pessoa que apresenta esse quadro.

   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário