quinta-feira, 22 de março de 2012

A Saúde da Mulher!

Algumas mulheres que evitam lidar com suas emoções negativas e resistem ao movimento natural de seus sentimentos, experimentam a síndrome ou tensão pré-menstrual. Há uma forte correlação entre a TPM e a incapacidade de lidar com sentimentos negativos de forma positiva. Se possuímos os sentimentos positivos de amor, alegria, prazer, confiança, nós periodicamente, temos que sentir raiva, tristeza e medo(ESTÉS, 1996). Em função de ser motivo de chacotas e piadas, algumas mulheres não assumem para si mesmas, e muito menos, para os outros que tem TPM, desse modo, acabam não fazendo nada para tratar e amenizar os sintomas decorrentes da mesma.
   Viver num estado de alma faminta implica a privação dos atributos da alma: a criatividade e a percepção sensorial. Os comportamentos exagerados são a reação da mulher que está faminta por uma vida que tenha significado para ela, e se excede: no álcool, nas drogas, na raiva, na espiritualidade, na promiscuidade, em gravidezes, no estudo, no controle, na organização, na forma física, com comida pouco saudável (ESTÉS, 1996). Este tipo de comportamento tem conseqüências sérias sobre a saúde da mulher, pois leva a um desequilíbrio, físico, mental e espiritual ocasionando as doenças. Cuidar da saúde de uma maneira proativa é uma necessidade cada vez maior do ser humano, e em particular, da mulher moderna. A Organização Mundial da Saúde define que: “Saúde é o estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença.”
 O fato é que as mulheres mudaram... A mulher dos anos 80 em diante é mais poderosa e auto-suficiente; ela quer ser tratada como igual em casa e no trabalho. Ela quer ter filhos, mas não deseja ser exclusivamente uma dona de casa. Embora queira uma relação duradoura com um homem, não tem medo de ficar sozinha e não está disposta a permanecer numa relação que não seja satisfatória ou benéfica para ela.
À medida que ela se propõe a incorporar sua mulher selvagem, consegue discernir os recursos da natureza mais profunda de si mesma, recuperando e resgatando sua bela forma psíquica natural. Esse resgate e sua manutenção fará com que: a vida criativa das mulheres floresçam, seus relacionamentos adquiram significado, profundidade e saúde; seus ciclos de sexualidade, criatividade, trabalho e diversão sejam restabelecidos.
Uma forma simples e eficiente da mulher cuidar de si mesma e encontrar o equilíbrio psicofísico é através da prática regular de exercícios físicos. A partir dos 30 anos, a mulher começa a ter perda entre 140 e 170 gramas de massa muscular por ano. Se não tiver praticado treinamento de força até os 39 anos, além de ter perdido quase 2 kilos de músculo, terá no lugar deles, gordura. O excesso de gordura retarda o metabolismo. Ocorre também a perda óssea, de força, de altura e de capacidade aeróbica. E coincide com este período o início da queda hormonal. Portanto, motivos de saúde não faltam para investir tempo e energia num estilo de vida mais saudável e prazeroso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário