quarta-feira, 18 de abril de 2012

Demonstração de Foco, Garra e Vitória no Esporte!

Um(a) atleta que trabalha em si mesmo(a) seus objetivos passo a passo, aperfeiçoa suas qualidades psicológicas e físicas, acredita no seu potencial e determinação tem como resultado final a conquista vitoriosa e honrosa de um título! Agora imaginemos que esse(a) atleta faça parte de uma equipe, claro que além de servir de exemplo para os(as) demais atletas, sabe reconhecer o valor do conjunto, de um todo, ele(a) tem noção de altruísmo e o vivencia, é ciente de que a interação/conexão e a comunicação entre os integrantes do grupo é fundamental para vencer disputas apertadas ou até mesmo superar equipes consideradas favoritas. E ainda tem claro que todo e qualquer talento individual só tem mérito quando está voltado ao benefício da equipe.
Esse perfil de atleta é construído em grande parte nos valores que ele(a) cultiva, o que está por trás do que quer alcançar, no verdadeiro motivo ou “para que” o faz se submeter a uma rotina pesada de treinamento, a estar longe da família e dos amigos, a literalmente ter que abrir mão de uma vida “normal” como a de outras pessoas. Os tais valores o(a) mantém com os pés no chão, realista diante de vitórias e fracassos, faz com que mesmo errando estejam abertos(as) a corrigí-los, ajudam a questionar o que é sucesso para eles(as). Eu gosto muito da definição de sucesso do técnico John Wooden: “O sucesso é a paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial. Faça o seu melhor. Isso é sucesso”!
Resolvi abordar esse tema porque esta semana tivemos um exemplo de atleta(Fabíola) e equipe(Osasco) do comentado acima na conquista do título da Superliga Feminina de Voleibol. A orientação antes de entrar em quadra era que se divertissem, aproveitassem o momento sem pensar que do outro lado estaria um gigante. E o que se viu em quadra foi um espetáculo de desempenho comandado pela Fabíola (levantadora, praticamente novata, vindo de uma lesão), destacando-se  o foco, a garra, a determinação e uma sintonia em equipe que há muito tempo eu não via. E com todo esse afinamento o resultado não poderia ser outro, uma vitória conquistada com brilho e muito merecimento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário