quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os Benefícios e os Riscos da Sociedade Digital Global!

Vivemos num tempo em que o conhecimento é acessível de forma acelerada e intensa, nunca soubemos tanto e de forma tão rápida e eficiente como através do uso da internet (ressalva para algumas informações equivocadas que são publicadas). A sede por atualização constante nos deixa ávidos por saber cada vez mais para não perder o compasso, não ficar para trás nessa nova sociedade denominada “Digital Global”.
Muitos adultos, em especial, aqueles com mais de 30 anos ainda se sentem perdidos, engatinhando no processo de aprendizado do mundo high-tech, também pudera são muitas ferramentas e novidades que chegam ao mercado dia a dia, como: ipods, celulares, computadores, ipads, players, dvds, além dos utilizados na Internet, como: sites de busca e de relacionamentos (google, facebook, twitter),  blogs, sites e etc..Enquanto isso, as crianças e adolescentes, pertencentes a “famosa geração Y”, passeiam, divertem-se, e claro, muitas vezes nos ensinam, a nos adaptar a essas transformações radicais e conseguir sobreviver a elas.
Os aprendizados contínuos, independentes da idade, é possível em razão da plasticidade do nosso cérebro, avanços recentes da neurologia comprovam a nossa capacidade regenerativa, o que ajuda a fazer com que essa nossa habilidade se torne mais próxima da juventude. Parece que  a recusa em aprender mais tarde é traduzida muito mais por uma atitude cultural por nos sentirmos mais velhos e menos capazes de aprender. A disciplina é importante em todo este contexto, essa palavra vem da mesma raiz da palavra discípulo, e tem como significado “um processo de aprendizado”. Portanto, aquele que está pronto para aprender é um discípulo, e o processo de estar pronto para aprender é a disciplina. A pessoa que se diz instruída nunca está pronta para aprender, porque ela acha que sabe tudo, e acaba ficando centrada no seu pretenso conhecimento. Sócrates, dizia: “Só sei que nada sei”, e este é o princípio da disciplina, quando o indivíduo encontra-se no estado de não-conhecer surge um grande desejo em explorar, investigar e conhecer.
 No entanto, um alerta é necessário no que diz respeito ao exagero na utilização de toda essa tecnologia, algumas pessoas estão sofrendo de sobrecarga cognitiva, ocasionando somatizações e levando-as a experimentar síndromes psicológicas como: pânico, depressão, ansiedade, fobia social, transtorno bipolar, etc.. Como qualquer comportamento em excesso, o vício na Internet pode acarretar problemas sérios de relacionamentos, por exemplo, muitas pessoas estão o tempo todo conectadas, e em todos os lugares, com seus ipads ou celulares, tem a ilusão que estão se comunicando com os outros, por ser de forma virtual, porém não conversam diretamente, num encontro real não se fazem presentes. O indivíduo acaba restringindo o seu lazer, hobbie e entretenimento somente a esse canal virtual, sem interagir com o mundo fora deste.
O processo de aprender na vida é incessante. É incrível a capacidade do ser humano de recriar, mudar crenças e paradigmas, de ousar em direção ao novo, de explorar universos ainda não percorridos. Em especial, nos dias de hoje, que não há fronteiras no mundo e na economia, a tal globalização, sem fronteiras também são as possibilidades para a realização do ser humano. Portanto, utilizar de forma produtiva e com sabedoria os recursos que essa nova sociedade digital nos oferece fará com que continuemos abertos a busca do conhecimento e de relacionamentos, sabendo também diversificar os interesses e formas de se relacionar com o meio circundante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário